Primato Toledo/PR implementa Controle de Rastreabilidade pelo SigaFran - C84
Case
Pensando em melhorar o processo de qualidade e eficiência na produção de rações, a unidade da Primato, de Toledo/PR, decidiu investir na atualização do sistema SigaFran para a Versão mais atual, bem como aquisição e implementação dos Módulos de Rastreabilidade, Estoque, Pesagem Assistida e CEP (Controle Estatístico de Processo).
Rastreabilidade e Estoque
Com a implementação e utilização do Módulo de Rastreabilidade e Estoque no sistema de Automação SigaFran, a empresa conseguiu facilitar e melhorar o processo de controle dos lotes de produtos usados na fábrica, assim podendo rastrear quando necessário o produto necessário, em apenas uma tela do sistema, onde SigaFran faz o Rastreamento de qualquer parte do processo que é controlado pela automação. Desta forma, o cliente também conseguiu diminuir a quantidade de papeis e planilhas que antes eram preenchidos manualmente pelos operadores e supervisores, gerando um ganho de tempo de mão de obra, com mais eficiência e qualidade.
Pesagem Assistida
Para um maior controle e qualidade nas dosagens dos produtos micros pesados manualmente pelos operadores, foi realizado a implementação do controle de pesagens assistida produtos micros, que possuem pouca quantidade dosada por batelada e que necessitam de uma precisão, não podendo ser dosados fora das tolerâncias pré-determinadas.
Foram implementados 6 (Seis) Pesagens com Balança Assistida para a Pesagem de Premix e Sal, onde a cada Produto Dosado o Operador precisa informar ao sistema, por leitor de código de barras, o Produto e Lote válidos para que o sistema libere a sua pesagem. Após a conclusão das pesagens das bateladas da balança, o sistema imprime automaticamente a etiqueta para identificação de cada volume.
Nas Linhas de Produção de Ração foram instaladas Interfaces e Leitores, para a confirmação dos produtos pesados manualmente, e que serão inseridos em cada batelada da produção, sempre com as validações necessárias para evitar que produtos incorretos sejam adicionados no processo, garantido assim qualidade e segurança ao processo produtivo.
CEP (Controle Estatístico de Processo)
O Modulo CEP é uma importante ferramenta que auxilia a mostrar e filtrar os dados do processo produtivo, gerando relatórios e gráficos estatísticos do processo de forma On-line ou mesmo por períodos de tempo. Neste contexto, o usuário pode customizar seus próprios relatórios forma que melhor lhe convier e salvar os mesmos, para posterior utilização.
Para um melhor acompanhamento do processo produtivo em tempo real, o CEP possibilita a visualização dos dados de produção em uma única tela, onde diversos quadros de produção real podem ser adicionados e configurados para visualização, conforme o perfil de usuário, mostrando o que está acontecendo, o que está em produção e/ou expedição, os erros de dosagem e produtividade de cada linha de produção e/ou expedição.
O SigaFran
O SigaFran é a plataforma MES (Sistema de Execução de Manufatura) desenvolvimento especialmente para Automação de Fábricas de Rações e Nutrição Animal. O Sistema SigaFran vem se destacando como um dos melhores e mais completos sistemas de automação para o controle, gerenciamento e rastreabilidade das fábricas de nutrição animal. Com o SigaFran é possível controlar todas as etapas no processo de fabricação dos produtos (Recebimento, Analise, Armazenagem, Transilagem, Pesagem Assistida, Dosagem, Mistura, Moagem, Peletização, Extrusão, Expedição e Ensaque), que podem ser adquiridos e implementados na fábrica, conforme desejado. Como o SisgaFran é um sistema totalmente modular, cada unidade/fábrica será adaptada a sua realidade e necessidade, podendo ser facilmente expandida, contando ainda com vários recursos opcionais e customizações para garantir maior eficiência dos controles e processos produtivos, que também podem ser adquiridos conforme as necessidades de cada cliente.
Conheça mais sobre o SigaFran...
Dados Técnicos
Sistema: SigaFran V5.0.
Banco de Dados: SQL Server 2014.
Servidor da Automação: Windows Server 2012, 64 Bits.
Supervisório: Elipse E3, 3000 Tags e 4 Viewers.
PLC: Siemens S7 1500.
Pontos IOs: 2.920.
Redes Industriais: Profinet, ASi e ModbusRTU.
Dispositivos de Rede: 120 em ASi (Sensores e Válvulas), 11 em Profinet (Gateways e Remotas), 7 em ModbusRTU (Indicadores Pesagem);